quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reunião de divulgação da Confraria

No dia 25-06-2011, realizou-se, em Monchique, uma reunião de divulgação da Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros', especialmente direcionada para produtores, comerciantes e apreciadores.

A mesa era composta pelos oito confrades fundadores da Associação que apresentaram os estatutos e o projeto de regulamento e esclareceram as dúvidas dos participantes.

Aqui ficam algumas fotografias desse evento que terminou com uma prova de medronho no meio duma animada confraternização onde não faltou, também, o bolo de tacho.
Mesa com os confrades fundadores ladeada pelo distintivo e traje


Mesa com os confrades fundadores


Pormenor da assistência


Um dos confrades fundadores usando da palavra


Pormenor da prova de medronho


Aspeto da mesa com o bolo de tacho


Saudação final: "Pela Natureza! Pelo Medronho! Pela Confraria!"



Saudação final: "Pela Natureza! Pelo Medronho! Pela Confraria!"


Pormenor da confraternização final


Pormenor da confraternização final


Pormenor da confraternização final


Pormenor da confraternização final

Loja do Mel e do Medronho

A APAGARBE-Associação dos Produtores de Aguardente de Medronho do Barlavento Algarvio, com sede em Monchique, abre ao público a Loja do Mel e do Medronho no dia 2 de Julho, pelas 10 horas.


O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas, todos os dias da semana.


Pretende a APAGARBE criar um local de provas, divulgação dos produtos e das marcas já constituídas e sua promoção e venda.

ANÁLISES À AGUARDENTE

A APAGARBE Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio promoveu, junto da Universidade do Algarve, a análise de 16 aguardentes dos seus produtores associados. Os resultados das análises são todas muito favoráveis relativamente aos parâmetros estabelecidos no Dec.Lei 238/2000, de 26/9.
Em breve saberemos os resultados de mais 10 análises solicitadas.
De salientar que estas análises não são obrigatórias e foram promovidas pela APAGARBE para defesa da qualidade e da credibilidade da aguardente de medronho produzida na serra de Monchique.

Festa do Medronho - Alferce

No próximo dia 10 de Julho, em Alferce - Monchique, realiza-se a FESTA DO MEDRONHO, promovida pela Junta de Freguesia de Alferce.


O evento tem início pelas 15H00 e conta com a animação musical/baile a cargo dos artistas Ritmo Jovem, conjunto musical, e Emanuel Martins, acordeonista.


Não faltará o tradicional porco no espeto e outras iguarias serranas, para além do imprescindível medronho para alegrar a malta.


A Confraria do Medronho Os Monchiqueiros estará representada no stand da Junta de Freguesia do Alferce, onde poderão ser dados esclarecimentos e feitas inscrições de adesão à confraria.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mensagem de boas vindas

Unedo omnes dies

Seja bem vindo ao Blog da recém-constituída Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros'.

É seu objectivo a defesa, a edição e a valorização do Medronho da Serra de Monchique, de todos os saberes e tradições que lhe estão associados e, de uma forma geral, do nosso património gastronómico.

Trata-se duma Associação aberta a todos os que nela pretendam participar, com especial destaque para os produtores, distribuidores, apreciadores e simpatizantes do tão conhecido e reconhecido Medronho de Monchique.

Progressivamente, serão aqui publicados os estatutos, o regulamento e toda a informação relacionada com a Confraria e com o Medronho.

Contamos consigo.