domingo, 31 de julho de 2011

Eleições para os Órgãos Sociais da Confraria


Tal como tinhamos noticiado a Confraria promoveu uma sessão para apresentação pública, para inscrições de associados e para nomeação de uma mesa "ad hoc" que promova e coordene o processo eleitoral dos Órgãos Sociais.
A mesa ficou constituida pelos confrades Fernando Luís, Raquel Duarte e Rui Andrez. A convocatória para o 1º. Grão Capítulo eleitoral será feita no dia 10 de Setembro. As listas concorrentes deverão ser apresentadas até ao dia 20 e as eleições realizar-se-ão no dia 30.
No mês de Novembro o Grão Capítulo voltará a reunir em sessão de Entronização dos confrades, ato máximo de reuniões da Confraria.
Os aderentes até ao dia 9 de Setembro poderão participar no ato eleitoral, como eleitores e como candidatos. Os aderentes até ao dia 31 de Outubro poderão participar no Grão Capítulo de Entronização.
Na sessão foi, ainda, deliberado criar duas sub-categorias de Confrades Efetivos, Confrade Jovem (até aos 18 anos) e Confrade Bandeirante (residentes no estrangeiro), os quais estão dispensados do uso obrigatório da Capa e do Chapéu, mas não do uso da Insígnia e do pagamento da Jóia e das Quotas.

A Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros' na Digital Mais TV


No passado dia 29, a Digital Mais TV emitiu, a partir de Monchique, o seu programa "O Algarve de Lés a Lés". Entre os convidados para entrevistas estiveram representantes da Confraria do Medronho os Monchiqueiros e da Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio (APAGARBE). A foto retrata os participantes na 3ª.  parte do programa, Paulo Rosa, a representar a Rádio Foia, Fernando Luís, a representar a Confraria do Medronho, José Paulo Nunes, a representar a APAGARBE, Rui André, Presidente da Câmara e Aleluia Martins o coordenador do programa. 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cocktail "O Monchiqueiro"

O medronho não serve apenas para beber simples, como era tradicional. Sendo fieis às tradições também somos pelas inovações. Os tempos são outros. As tabernas deram lugar aos bares e a novos hábitos e alternativas. Foi nesse ponto de vista que convidamos Francisco Guerreiro para abrir novos caminhos ao medronho de Monchique. Francisco Guerreiro é o Presidente da Direcção da Associação Barmen Barlavento Arade, formador na Escola Dr. António C. Contreiras, na área de Bar do Curso de Educação e Formação, director de F&B em unidades hoteleiras e responsável pela revisão e actualização do Manual de Bar da Associação Barmen Portugal.
Francisco Guerreiro respondeu gentilmente ao nosso desafio e criou alguns cocktails à base de medronho, utilizando, sempre que possível, outros ingredientes regionais. Apresentamos hoje o cocktail por ele denominado "O MONCHIQUEIRO" em homenagem à nossa confraria.
Ingredientes:
- 4 cls. de aguardente de medronho envelhecido;
- 2 cls. de licor de amêndoa;
- 1 cl. de licor de poejo;
- 1 colher de compota de figo aromatizado com sumo de laranja e canela;
- 1 gomo de laranja dos Casais.
Método de preparação: Boston Shaker, Double Strain;
Serve-se: na taça de coktail;
Decora-se: com um coração feito de queijo de figo e amêndoa, casca fina de laranja e raminho de poejo.

sábado, 16 de julho de 2011

CÁÇORO?


Cáçoro, para uns, cácere, para outros, é o nome por que é conhecido, em Monchique, o instrumento que se vê na caixa do título deste blogue, para além do alambique. Qualquer dos nomes não figura nos dicionários de português. Trata-se, provavelmente, duma adulteração de caçouro, caçoiro, cassouro, cassoiro, caçoulo, caçoilo, cassolo ou cassoulo, tudo nomes que existem no vocabulário. Este tipo de alterações e síncopes era muito frequente no falar das gentes da serra. Sugerimos a  todos os interessados em saber "monchiquês" que visitem o site do nosso confrade, e um dos produtores deste blogue: O Parente da Refóias.
O cáçoro serve para fazer a transferência da massa fermentada do medronho para o alambique, onde será destilada. O cáçoro é utilizado pelo  Conselheiro Mor para concretizar os rituais de entronização dos confrades (ver Regulamento noutra página).

Análises à aguardente de medronho

Em complemento de anterior mensagem sobre o assunto, na qual informavamos que a APAGARBE (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio), sediada em Monchique, tinha solicitado a análise de mais 10 aguardentes dos seus associados, podemos informar que o departamento da Universidade do Algarve voltou a aprovar a qulidade de todas. São, assim, 26 as aguardentes analisadas e aprovadas até ao momento, não tendo havido qualquer uma reprovada. Note-se que estas análises não são obrigatórias. Com elas pretende a APAGARBE credibilizar cada vez mais a genuidade e qualidade da aguardente de medronho produzida na serra de Monchique. A Confraria do Medronho Os Monchiqueiros congratula-se com a atitude vigilante e promocional da APAGARBE e com os resultados das análises.

A Confraria na Comunicação Social

O Jornal de Monchique do dia 30/Jun/2011 noticia a reunião realizada no dia 25 de Junho, na Caixa Agrícola, para apresentação dos Estatutos e do projeto de Regulamento Interno. Na primeira página apresenta uma foto da mesa que presidiu, onde se encontram todos os oito confrades fundadores.
Na página 4 noticia a abertura da Loja do Mel e do Medronho.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

1ª Festa do Medronho - Alferce, 10-07-2011

Conforme divulgámos no nosso blog, realizou-se, em 10-07-2011, a 1ª Festa do Medronho promovida pela Junta de Freguesia do Alferce.

Para além do medronho, produtos locais, artesanato, porco no espeto e muita animação, os visitantes, que compareceram em grande número, puderam visitar o stand da Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros' onde se encontrava exposto o traje oficial da Confraria e algumas das marcas de medronho e melosa dos mais de quarenta produtores já legalizados no Concelho de Monchique.

domingo, 3 de julho de 2011

A Entronização dos Confrades


A Entronização dos Confrades é o ato solene máximo da Confraria e é realizado em Grão Capítulo convocado expressamente para esse fim. As Entronizações marcam a entrada efetiva dos associados no seio da Confraria.
As Cerimónias deverao efetuar-se com dignidade, cumprindo um ritual detalhado e solene que incluirá:
- o Desfile Inicial, a Proclamação, a Entronização, o Compromisso Solene, a Saudação ao Medronho e o Desfile Final.