quarta-feira, 30 de novembro de 2011

2º GRÃO CAPÍTULO

Os três Conselheiros na Mesa da Presidência do 2º Grão Capítulo

NO DIA 29 DE NOVEMBRO REUNIU O 2º GRÃO CAPÍTULO TENDO SIDO DELIBERADO:

- APROVAR O REGULAMENTO DA CONFRARIA;
- APROVAR O PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA O ANO 2012;
- APROVAR A LISTA PARA CONFRADES DE HONRA.


TODAS AS VOTAÇÕES MERECERAM O VOTO POR UNANIMIDADE DOS DEZOITO CONFRADES PRESENTES.

Momentâneo do Grão Capítulo com a Srª Grã Chaceler a prestar esclarecimentos sobre o Plano de Atividades para 2012

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CONFRADES DE MÉRITO E DE HONRA

NOS TERMOS DOS ESTATUTOS EXISTEM AS CATEGORIAS DE CONFRADES DE MÉRITO E DE CONFRADES DE HONRA. OS ESTATUTOS REMETEM PARA O REGULAMENTO A DEFINIÇÃO DE CADA UMA DAS CATEGORIAS. NO PRÓXIMO CAPÍTULO, A REALIZAR NO DIA 29 DO CORRENTE MÊS, IRÁ SER APRECIADO E VOTADO O PROJETO DE REGULAMENTO. UMA VEZ APROVADO PODERÃO SER APLICADAS AS NORMAS NELE ESTABELECIDAS. COMPETE AO GRÃO CAPÍTULO APRECIAR E VOTAR AS PROPOSTAS PARA CONFRADES DE MÉRITO E DE HONRA, APRESENTADAS PELA CHANCELARIA. ASSIM, NÃO SERIA REGULAMENTAR ENDEREÇAR CONVITES A ENTIDADES OU A PARTICULARES ANTES DE CUMPRIDAS ESTAS FORMALIDADES. NO CAPÍTULO IRÁ SER APRECIADA E VOTADA A LISTA COM AS PROPOSTAS DA CHANCELARIA.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

MARIA LATOA - O Hino da Confraria

A confraria adotou a original e tradicional canção monchiquense "Maria Latoa" como o seu hino. Esta canção, cujo autor se desconhece, deve ter cerca de cem anos, conclusão a que chegamos pelas referências a nomes de pessoas que deverão ter vivido nos príncipios do Século XX. Essas referências também servem para comprovar a origem da canção. Este tipo de canções nascia muitas vezes do convívio que se fazia nas vendas, à volta dos copos de medronho, pelo que a autoria poderá ser coletiva.
Não sendo possível, de momento, publicar a música, a qual existe no ouvido de qualquer monchiquense, aqui fica a letra:


MARIA LATOA

BALTAZAR CUTELO
FELÍCIA GALVOA

LEXANDRE FAZ BICHO
OLARÉ SIM  SIM

MARIA LATOA
E NÃO HÁ MAIS QUEM QUEIRA

DO CORÓ-COCÓ
QUE O GALO CANTOU

 REFRÃO
      SE O GALO CANTOU
      
      DEIXÁ-LO CANTAR

     QUE ELE TEM SEU BICO
     OLARÉ SIM SIM

     QUE LHE VEIO DO MAR
     E NÃO HÁ MAIS QUEM QUEIRA

DO CORÓ-COCÓ
     QUE O GALO CANTOU


MARIA LATOA
COM QUEM DORMES TU

DURMO COM UM GATO
OLARÉ SIM SIM

QUE ME ARRANHA O CÚ
E NÃO HÁ MAIS QUEM QUEIRA

DO CORÓ-COCÓ
QUE O GALO CANTOU


REFRÃO

MARIA LATOA
MINHA TRINCALHEIRA

DÁ-ME CÁ UM CACHO
OLARÉ SIM SIM

DA TUA PARREIRA
E NÃO HÁ MAIS QUEM QUEIRA

DO CORÓ-COCÓ
QUE O GALO CANTOU

REFRÃO

domingo, 20 de novembro de 2011

CONVOCATÓRIA PARA O 2º CAPÍTULO - DIA 29 NOVEMBRO 21 HORAS

CONVOCATÓRIA

NOS TERMOS DOS ESTATUTOS, NA QUALIDADE DE CONSELHEIRO MOR, CONVOCO TODOS OS CONFRADES PARA O 2º CAPÍTULO, A REALIZAR NO DIA 29 DE NOVEMBRO, PELAS 21 HORAS, NAS INSTALAÇÕES DA JUNTA DE FREGUESIA DE MONCHIQUE, COM A SEGUINTE ORDEM DE TRABALHOS:

1-  APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DO REGULAMENTO;
2 - APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES E DO ORÇAMENTO PARA O ANO 2012;
3 - APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA PROPOSTA PARA CONFRADES DE  HONRA.

SE À HORA MARCADA NÃO EXISTIR QUORUM, O CAPÍTULO REUNIRÁ COM QUALQUER NÚMERO DE CONFRADES APÓS DECORRIDOS TRINTA MINUTOS.

MONCHIQUE, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

O CONSELHEIRO MOR

Fernando Reis Luís

domingo, 13 de novembro de 2011

WORKSHOP DEMONSTRAÇÃO DE COCKTAILS - ABBA

A CONVITE DA ASSOCIAÇÃO BARMEN BARLAVENTO ARADE A CONFRARIA ESTEVE PRESENTE NO WORKSHOP DE DEMONSTRAÇÃO DE COCKTAILS VINHOS DA MADEIRA, QUE SE REALIZOU NO PASSADOA DIA 12 NAS INSTALAÇÕES DO HOTEL ALVOR PRAIA. A CONFRARIA FEZ-SE REPRESENTAR PELO CONSELHEIRO MOR, FERNANDO REIS LUÍS, E PELO ALMOTACÉ, MÁRCIO JOSÉ MARTINS OLIVEIRA. NO EVENTO PARTICIPARAM MUITOS DOS MELHORES PROFISSIONAIS DE BAR DE ENTIDADES HOTELEIRAS E BARES DO ALGARVE, OS QUAIS CRIARAM À VOLTA DOS VINHOS DA MADEIRA EXCEPCIONAIS COCKTAILS. A ENCERRAR O PRESIDENTE DA ABBA BRINDOU A CONFRARIA COM UM COCKTAIL EM QUE FEZ O CASAMENTO DO MEDRONHO DE MONCHIQUE COM O VINHO DA MADEIRA. DURANTE A SUA INTERVENÇÃO JÁ O CONSELHEIRO MOR HAVIA REFERIDO AS PROXIMIDADES QUE EXISTEM ENTRE MONCHIQUE E A MADEIRA, UMA VEZ QUE ESTA ILHA FOI POVOADA POR ALGARVIOS E, PROVAVELMENTE, MUITOS ORIUNDOS DE MONCHIQUE. TESTEMUNHANDO ISSO REFERIU A SEMELHANÇA ENTRE A MELOSA E A PONCHA, ONDE O MEDRONHO FOI SUBSTITUÍDO PELA AGUARDENTE DE CANA. DE REFERIR TAMBÉM ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE A MASSA DE QUE SE FAZ O "BOLO DE TACHO", TRADICIONAL DE MONCHIQUE, E O "CUS-CUS" DA MADEIRA. OUTRO VESTÍGIO É A ENTOAÇÃO DAS PALAVRAS. COM FREQUÊNCIA OS MONCHIQUEIROS SÃO INQUIRIDOS SOBRE SE SÃO DA MADEIRA.
 AQUI FICA A NOTA DE AGRADECIMENTO À ASSOCIAÇÃO  BARMEM BARLAVENTO ARADE PELA AMIZADE E COLABORAÇÃO QUE TEM DADO À CONFRARIA E A CERTEZA QUE IREMOS CONTINUAR A TRABALHAR EM CONJUNTO.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

GRUPO CORAL DA CONFRARIA

CONFORME FOI LANÇADO NA CERIMÓNIA DE TOMADA DE POSSE, A CHANCELARIA, EM REUNIÃO REALIZADA ONTEM, DIA 9.11.11, DELIBEROU APOIAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO GRUPO CORAL.
ASSIM:
- JÁ FOI ACORDADO COM O PROFESSSOR MIGUEL SILVA O QUE SE PRETENDE COM O PROJETO E O INÍCIO DOS ENSAIOS;

- A APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO GRUPO SERÁ NA NOITE DE REIS, PRÓXIMA, PARTICIPANDO NO CONCURSO QUE ANUALMENTE É REALIZADO PELA JUNTA DE FREGUESIA DE MONCHIQUE;

- AS CANÇÕES QUE PRIMEIRAMENTE IREMOS ENSAIAR SÃO AQUELAS QUE TÊM LIGAÇÕES DE ORIGEM A MONCHIQUE, ISTO É: MARIA LATOA (QUE É ADOTADA COMO HINO DA CONFRARIA); Ó LAURINDA, LINDA, LINDA; AS VENDAS; JANEIRAS E REIS. NUMA FASE MAIS AVANÇADA IREMOS ENSAIAR CANÇÕES TRADICIONAIS PORTUGUESAS, PREFERENCIALMENTE ORIUNDAS DOS CONCELHOS NOSSOS VIZINHOS E DO ALENTEJO;

- MUITAS DAS CONFREIRAS E CONFRADES, E SEUS FAMILIARES, JÁ RESPONDERAM POSITIVAMENTE AO CONVITE DE PARTICIPAÇÃO NO GRUPO CORAL, CONTUDO AINDA AGUARDAMOS O CONTACTO DE ALGUNS QUE GOSTARIAMOS QUE MANIFESTASSEM A SUA ADESÃO; ATENÇÃO: OS FAMILIARES PODEM E DEVEM FAZER PARTE DO GRUPO CORAL.

- JÁ CONTAMOS COM DOIS PARTICIPANTES QUE TOCAM ACORDEON E PROVAVELMENTE CONTAREMOS COM OUTROS QUE TOCAM OUTROS INSTRUMENTOS, NOMEADAMENTE GUITARRA, INSTRUMENTOS QUE SERÃO INTEGRADOS NO CONJUNTO CORAL;

- A APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E PRIMEIRO ENSAIO SERÁ NO SÁBADO DIA 19 DE NOVEMBRO PELAS 21 HORAS, NAS INSTALAÇÕES DO BOMBEIROS V. MONCHIQUE;

- NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 12, O GRUPO CORAL DE PORTIMÃO FESTEJA O SEU 26º ANIVERSÁRIO E REALIZA UM ESPETÁCULO NO AUDITÓRIO DO MUSEU MUNICIPAL DE PORTIMÃO, NO QUAL TAMBÉM PARTICIPAM O GRUPO DE FADOS ECOS DE COIMBRA E O GRUPO DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA ENTRETENGA. SERIA UMA BOA OPORTUNIDADE PARA OS CONFRADES PODEREM APRECIAR UM POUCO DO QUE NÓS PRETENDEMOS FAZER.

COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS ESTAREMOS CONCRETIZANDO ALGUNS DOS OBJETIVOS TRAÇADOS PELA CONFRARIA.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DELÍCIA DA FOIA - Original cocktail de medronho - Francisco Guerreiro

O nosso amigo Francisco Guerreiro, numa colaboração pessoal e de parceria com a Associação Barmen Barlavento Arade, da qual é Presidente, brindou-nos no dia da Tomada de Posse com mais um original cocktail criado para marcar esse importante dia da nossa Confraria:

DELÍCIA DA FOIA
INGREDIENTES:
4 CLS AGUARDENTE DE MEDRONHO ENVELHECIDA
2 CLS LICOR BRANDYMEL
1,5 CLS XAROPE DE CANNELLE MONIN
1 COLHER A SOBREMESA DE COMPOTA DE PHYSALIS, PRODUTO ARTESANAL DE JÚLIA INÁCIO DE MONCHIQUE
1 GOMO DE LARANJA DE CASAIS
1 GOMO DE LIMÃO DO ALGARVE
1 RAMINHO DE ROSMANINHO DA FOIA.

METODO DE PREPARAÇÃO: MUDDLE, BOSTON SHAKER, DOUBLE STRAIN.

SERVE-SE: NA TAÇA A COCKTAIL
DECORA-SE: 1/2 GOMO DE LARANJA E UM RAMINHO DE ROSMANINHO.