No dia 25-06-2011, realizou-se, em Monchique, uma reunião de divulgação da Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros', especialmente direcionada para produtores, comerciantes e apreciadores.
A mesa era composta pelos oito confrades fundadores da Associação que apresentaram os estatutos e o projeto de regulamento e esclareceram as dúvidas dos participantes.
Aqui ficam algumas fotografias desse evento que terminou com uma prova de medronho no meio duma animada confraternização onde não faltou, também, o bolo de tacho.
Mesa com os confrades fundadores ladeada pelo distintivo e traje
Mesa com os confrades fundadores
Pormenor da assistência
Um dos confrades fundadores usando da palavra
Pormenor da prova de medronho
Aspeto da mesa com o bolo de tacho
Saudação final: "Pela Natureza! Pelo Medronho! Pela Confraria!"
Saudação final: "Pela Natureza! Pelo Medronho! Pela Confraria!"
Pormenor da confraternização final
Pormenor da confraternização final
Pormenor da confraternização final
Pormenor da confraternização final
Caros confrades.
ResponderEliminarum motivo de alegria para os monchiqueiros esta cerimónia. Penso que um dos passos que temos de dar é o de fazer guerra pela demarcação das zonas do município que produz a melhor aguardente de medronho do Mundo e defender essa categoria com unhas e dentes. E, já agora, conferir um pouco mais de 'patine' às cerimónias futuras: Os copos de plástico estão muito na moda (eu diria exageradamente na moda) mas não se comparam com a dignidade do velho clássico vidro. Aceitem a sugestão de mandarem fabricar 'mosquitos', 'baldes' e 'asinhas', com os símbolos da confraria impressos, que podem ser vendidos também na casa do medronho e mel.