sexta-feira, 13 de julho de 2012

CURIOSIDADES DO MEDRONHEIRO - NOVAS UTILIDADES


Medronheiro para fazer nanopartículas de prata

Investigação grega e espanhola está publicada no «Material Letters»

2012-07-11

Tecnologia desenvolvida com as folhas de medronheiro é simples, barata, rápida e ecológica
Tecnologia desenvolvida com as folhas de medronheiro é simples, barata, rápida e ecológica
Uma equipa de investigadores da Grécia e de Espanha conseguiu sintetizar nanopartículas de prata, com grande interesse para a biotecnologia, utilizando extracto de folhas de medronheiro ('Arbutus unedo') e nitrato de prata. Esta tecnologia é simples, barata, rápida e ecológica.
A técnica, que foi desenvolvida por cientistas da Universidade Aristóteles de Salonica e da Universidade Carlos III de Madrid, consiste em adicionar o extracto da folha a uma solução aquosa de nitrato de prata. As nanopartículas de prata formam-se em apenas alguns minutos depois de se agitar a mistura.

Existem outros métodos para a produção destas nanopartículas, mas este é mais simples, barato e fácil de implementar devido ao facto de se utilizar uma planta não tóxica a uma temperatura entre 25 e 80 graus celsius”, explica Sophia Tsipas, co-autora do estudo agora publicado no «Materials Letters».
A inovação deste método, acrescenta a investigadora, “permitir controlar os parâmetros para a obtenção de nanopartículas de determinado tamanho (de 5 a 40 nm) e geometria (esferas, cubos, pirâmides). As nanopartículas produzidas mantêm-se estáveis por longos períodos de tempo, mais de seis meses”.
As folhas de medronheiro facilitam essa estabilidade, formando uma camada orgânica de vários nanómetros à volta das partículas de prata. O extracto age como um agente de redução e estabilizador de todo o produto.
As nanopartículas obtidas foram caracterizadas e verificadas através de várias técnicas (microscópio electrónico de transmissão, espectroscopia no ultravioleta visível e espectroscopia de infravermelho). A equipa está agora a estudar a optimização do processo e a produção de partículas de tamanho nanométrico semelhante com outros metais como ouro e cobre.

in: "Ciência Viva" - Jornal de Ciência, Tecnologia e Empeendedorismo (13.7.2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Obrigado.