sábado, 16 de julho de 2011

CÁÇORO?


Cáçoro, para uns, cácere, para outros, é o nome por que é conhecido, em Monchique, o instrumento que se vê na caixa do título deste blogue, para além do alambique. Qualquer dos nomes não figura nos dicionários de português. Trata-se, provavelmente, duma adulteração de caçouro, caçoiro, cassouro, cassoiro, caçoulo, caçoilo, cassolo ou cassoulo, tudo nomes que existem no vocabulário. Este tipo de alterações e síncopes era muito frequente no falar das gentes da serra. Sugerimos a  todos os interessados em saber "monchiquês" que visitem o site do nosso confrade, e um dos produtores deste blogue: O Parente da Refóias.
O cáçoro serve para fazer a transferência da massa fermentada do medronho para o alambique, onde será destilada. O cáçoro é utilizado pelo  Conselheiro Mor para concretizar os rituais de entronização dos confrades (ver Regulamento noutra página).

1 comentário:

  1. Parabéns pelo vosso Trabalho.Conheço o instrumento , mas não me recordava o nome.Estive presente em algumas "estilas" em casa de amigos em Monchique.Pessoas como vocês, verdadeiros Portugueses, que precisamos.Maria

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário.
Obrigado.