segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Blogues satélites - Poesia sobre Monchique ou Medronho

A partir de hoje o nosso blogue passa a ter um satélite:
http://confrariadospoetasejograis.blogspot.com
Neste blogue serão publicados todos os poemas que tenham referências a Monchique ou ao Medronho, independentemente da naturalidade do autor.
Em breve daremos vida a outro satélite dedicado a poetas nascidos em Monchique ou com fortes laços a esta terra:
http://confrariadospoetasetrovadores.blogspot.com
Os poetas interessados em participar podem enviar os seus poemas para: fr.luis@sapo.pt

Os poemas do primeiro satélite serão publicados, inicialmente, neste blogue mas, depois, figurarão apenas no blogue próprio.

Iniciamos as publicações com um poema dedicado ao mel e ao medronho, da autoria do nosso confrade fundador Américo Telo


DONA MELOSA

Melosa és muito famosa mas
sempre andaste a enganar-me,
de braço dado com o mel e
com o medronho a embebedar-me.


Por entre perfumes de canela,
o teu feitiço vem de mansinho,
com mil artes e sabores,
recordas-me o monte maninho.


E para te pores a jeito,
sem percalço ou condição,
trocas o passo à aguardente,
escondes-te no travo do limão.


Mas se pensas que me iludes,
lá por seres tão estouvada,
eu já vi muita donzela
andar com a vida trocada.


portanto

Melosa põe-te a preceito,
dá-me é mais gosto ao paladar
e, pelo mal que tens feito,
vamos os dois já brindar.

Américo Telo (2010)
(confrade)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Obrigado.